sexta-feira, 31 de maio de 2013

Crítica: Pretties for You - Alice Cooper

Pretties for You - Alice Cooper - 1969
Capa do disco, uma pintura feita por Ed Beardsley

Pretties for You,  lançado em 1969 é o primeiro disco da banda Alice Cooper, quando Alice Cooper ainda se referia a banda e não ao cantor principal.
É bom avisar que esse disco poderá causar estranheza se você conhece Alice Cooper na sua roupagem mais conhecida, de Hard Rock, pois este explora um universo muito mais psicodélico, misturado com Acid Rock, Garage e certa influência de Beatles.

Controverso, Pretties for You foi um fracasso tanto de crítica qunato de vendas. Lester Bangs, da revista Rolling Stone, por exemplo, disse que o disco não havia vida, espontaneidade, alegria, raiva ou lhe inspirava qualquer paixão, classificando como um totalmente dispensável.

E é assim que ele foi tratado, servindo apenas praticamente como um registro histórico do grupo.
A canção "Reflected" , que deu origem ao primeiro single, foi reescrita como "Elected" no consagrado disco "Billion Dollar Babies" de 1973. As outras músicas se perderam no arquivamento da memória como se fossem fósseis de um museu, já que nunca são mencionadas ou tocadas ao vivo.

As músicas possuem muita vocalizações que soam enjoativas embora hora ou outra possa aparecer bons riffs e até bons solos, com boa pegada  como em Swing Low Sweet Cheeiro e Living. A banda é competente, provou isso melhor nos discos posteriores, não poderia ser diferente.

O disco também não é de todo ruim, existe apenas um número grande de músicas dispensáveis e partes esquisitas, uma espécie de flerte dodecafônico. Entretanto, não seria um disco que eu recomendaria.

A capa do disco é uma pintura feita por Ed Beardsley, um pintor californiano.
Apenas a título de curiosidade, imagem da capa do disco foi pendurada na sala de estar do músico Frank Zappa, porém, segundo sua esposa, foi roubado.

Destaques
Swing Low Sweet Cheeiro
Living

Prós:
É uma experiência interessante de mistura de Rock de Garagem, Acid Rock e Psicodelia

Contras:
Vocalizações enjoativas e muitas músicas dispensáveis

Abaixo a música Swing Low Sweet Cheeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário