sábado, 11 de janeiro de 2014

Crítica: Paper Money - Montrose



Paper Money é o segundo disco lançado pelo Montrose, em 1974. É o último disco gravado com o vocalista original, Sammy Haggar, que sai da banda depois uma briga com Ronnie Montrose durante a turnê européia de promoção do disco. Sammy Hagar depois faria carreira no Van Halen e mais recentemente no Chickenfoot e, já em 1975, Bob James o substitui na banda. Esse disco também marca a entrada do baixista Alan Fitzgerald, substituindo o baixista original Bill Church.

Diversidade musical é a grande força motriz de Paper Money. O disco representa uma vontade de Ronnie Montrose ampliar seu leque de estilos em vez de fazer um disco como o anterior, que era 100% Hard Rock/Proto-Metal. Ele é mais cadenciado, menos enérgico, mais suave e, de certa forma, comercialmente mais palatável que o anterior, tanto que vendeu duas vezes mais que o primeiro, que era um verdadeiro "soco no estômago". Isso pode ser decepcionante caso você chegue a esse disco esperando a mesma euforia e o peso do anterior, no entanto, é essencial sempre dar uma segunda chance a um bom disco como este.

O disco abre com uma canção meio pop chamada Underground, um cover de Chunky, Novi & Ernie, uma banda norte-americana liderada por Lauren Wood. Um Hard Rock mais puxado para o Pop, uma sonoridade fácil (apesar da letra sombria) com um som de órgão acompanhando simultaneamente os riffs de guitarra.
Connection é outro cover que aparece no disco, desta vez, de uma banda um pouco mais conhecida, Rolling Stones. A versão do Montrose é uma ótima balada acústica, um dos pontos altos do disco.
The Dreamer é outro grande destaque do disco, com uma afinação baixa e o ritmo arrastado, ela lembra mais ou menos Black Sabbath, especialmente o Master of Reality.
Starliner é uma música instrumental que leva muita influência dos anos 60.
A energia e o apelo sexual Hard Rock do primeiro disco aparece na faixa I Got the Fire, uma das melhores do disco e do grupo. O Iron Maiden faria um cover dessa música em 2 momentos, uma com o Paul Di'anno e outra com Bruce Dickinson no single Flight of Icarus, lançado em 1983.
Spaceage Sacrife é uma boa música, cantada num ritmo mais puxado para o Blues.
Ronnie Montrose ainda expande sua própria presença emprestando seus vocais na balada We're Going Home, uma música que tem acompanhamento de mellotrons, cortesia do tecladista Nick DeCaro, que trabalharia com Ronnie Montrose novamente na sua banda Open Fire
Para fechar o disco temos a galopante Paper Money, uma boa música fechando um bom disco. Uma cozinha de baixo e bateria excelente, diferente de tudo que a banda fez até aquele momento.

Eles chegaram a aparecer no programa musical The Midnight Special, da NBC, com as músicas Paper Money e I Got the Fire.

Abaixo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário