segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Thunderstick - Discografia Download

Thunderstick, primeira formação com a vocalista Anna Maria Carmella Borg 

Ler biografias dos seus artistas favoritos é uma delícia pra quem é fã de musica como eu, nele podemos não apenas ter uma visão detalhada do artista em questão mas do próprio universo que o rodeia.
Estou no momento lendo a ótima biografia de Bruce Dickinson de Joe Shooman e estou adorando. Quando leio os detalhes de produção de um disco ou de alguma música, seu contexto, suas influências, me bate aquela vontade de passar a tarde não fazendo nada, apenas me divertindo escutando a música.
A biografia do Bruce fala muito das figuras emblemáticas que esteve com ele durante os anos de glória e dificuldades e uma delas me chamou a atenção, Thunderstick, baterista de uma banda do qual o Bruce participou e chegou a gravar alguns discos, o Samson.

Thuncerstick, primeira formação
Anna Maria Carmella Borg e Thunderstick
Performático, teatral

Thunderstick, segunda formação com a vocalista Jodee Valentine

Thunderstick é uma daquelas figuras únicas na história da música. Baterista performático e teatral, ele se apresentava sempre com uma máscara de couro dentro de uma gaiola.

Chegou até fazer parte do Iron Maiden entre 75 e 76 e acho que, sinceramente, ele é a cara da banda, mais do que Clive Burr que, acreditem ou não, tocava no Samson e Nicko McBrain, que era baterista de Jazz.
O interessante é que tanto o Samson quanto o Iron Maiden eram os nomes mais promissores na época e é igualmente interessante a troca constante de integrantes entre essas duas bandas especificamente.

Mas, esqueçamos um pouco do Samson e do próprio Iron Maiden! O foco aqui é o Thunderstick, também conhecido por Barry Graham Purkis (seu nome verdadeiro).
A máscara de couro e a gaiola é um molde todo especial para uma espécie de mistura de Glam Rock com Judas Priest. Sua atuação performática é modelada em ícones em referênciais do terror-cômico-sexy estilo "Rocky Horror Picture Show", "Dr. Phibes" e outros filmes antigos de horror.
Mas nem tudo é apenas "show visual". Assim como Alice Cooper (outra grande e notável referência comum a todos os músicos da genese da NWOBHM) ele era um grande músico, um bom baterista basta ver discos do Samson, especialmente o Head On, com muita influência de Keith Moon do The Who.
Sua performance, no entanto, era tão estravagante que o próprio Samson não era suficiente para ele. Então, se meteu em fazer trabalhos solos.
De material composto, saiu mesmo dois discos, Feel like Rock 'n' Roll? de 1983 e Beauty and the Beasts de 1984.

Abaixo segue o tracklist e os links para downloads

Feel like Rock 'n' Roll?

1. Feel like Rock 'n' Roll? - 06:13
2. Alescia - 04:39
3. Runaround - 04:07
4. Buried Alive - 05:48

Link para download

O disco contava com o seguinte "line-up":
Thunderstick na bateria, Chris Martin e Wango Wiggins nas guitarras, Ben K. Reeve no baixo e Anna Maria Carmella Borg nos vocais.
Trata-se de um disco bem cru apesar de ter elementos bem pops e palatáveis. O que chama atenção é a péssima mas excelente voz de Anna Maria Carmella Borg (que nome mais aristocrático para uma vocalista de Heavy Metal) que é irritantemente viciante.

Fotos dos integrantes:

Thunderstick

Chris Martin
Wango Wiggins


Ben K. Reeve
Anna Maria Carmella Borg



Beauty and the Beasts

1. Contact Angel - 05:20
2. Afraid of the Dark - 03:19
3. Another Turnaround - 08:07
4. Heartbeat - 04:13
5. Rich Girls - 04:23
6. In the Name of the Father - 03:24
7. Long Way to Go - 06:06

Link para Download

Um disco um pouco melhor que o anterior, com uma pegada mais pop mas uma banda bem mais entrosada, com alguns ótimos riffs. O "line-up" desta raridade era:
Thunderstick, óbvio, na batéria, Chris Martin e Wango Wiggins novamente nas guitarras e Ben K. Reeve novamente no baixo.
A grande surpresa e a presença da vocalista Jodee Valentine. A idéia de Thunderstick era, de fato, ter vocais femininos.
Jondee é menos extridente que a sua predecessora, ela conduz as músicas com mais tranquilidade, embora essa cautela maior tenha tirado um pouco essa característica sonora tão específica da banda.

Jodee Valentine

O interessante é que Jodee Valentine quanto Anna Maria Carmella Borg não gravaram mais nada. O "Thunderstick" (banda) foram suas estréias e fins de carreira (ao menos eu não encontrei nenhuma outra referência delas que não seja na banda Thunderstick).
Sendo assim, as vezes eu me pergunto, por onde será que andam essas duas? Funcionárias públicas? Atendentes de uma empresa? Mortas? Não sei! Isso é preciosimo puro da minha parte, mas sabe de uma coisa? Eu adoro isso!

Enfim, se você gosta de ser preciosista na música, assim como eu, não deixe de conhecer o trabalho dessa figura única.

Site oficial do Thunderstick:
http://www.thunderstick.co.uk/
Fanpage:
https://www.facebook.com/thunderstickofficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário