domingo, 11 de agosto de 2013

British Standard Approved, Demon e a Síndrome de Underground

Aproveitando as resenhas de discos individuais que tenho feito, aproveitarei esse para tecer algumas críticas ao elogio desmedido as bandas menos conhecidas do Heavy Metal em detrimento de ferrenhas críticas a outras que supostamente só ficaram conhecidas por terem se dado bem com as gravadoras famosas e só pensam em dinheiro.
Bruce Dickinson, nadando em
dinheiro
Sim, falarei um pouco da síndrome de underground, algo tão comum nesse meio.
Chega de vocativos, todos conhecem a New Wave of British Heavy Metal e sabem como ninguém quem é que encabeçou esse movimento, o Iron Maiden. No entanto, há quem diga que a banda ofuscou o brilho de outras bandas melhores pelo contrato com a poderosa EMI. Conheço pessoas que digam que TODAS as outras bandas ofuscada pela Donzela são melhores e mais sinceras. Bandas como Demon, uma importante banda movimento, conhecida por flertar bastante com o Rock Progressivo. Por falar em "British", falaremos um pouco do British Standard Approved, um disco lançado em 1984, ano em que o "comercial" Iron Maiden lançava seu Powerslave e ganhava projeção de ultra-banda com a World Slavery Tour.

Analisemos o British Standard Approved da banda Demon, analizarei outros discos.

Capa do disco British Standard Approved do Demon
Isso lembra um disco de Heavy Metal ?

Ao ouvir a primeira vez o British Standard Approved, eu senti que estava escutando um disco do Pink Floyd, uma versão Pop do Pink Floyd. Ser uma banda de Heavy Metal e flertar com outros estilos de forma tão evidente é sempre um perigo, a chance do seu público original não gostar é grande e com Demon a coisa não foi diferente, o disco foi um fracasso de vendas.
Alias, eu disse "flertar" ? Esquece. Aqui nesse disco basicamente não há flerte algum, o que existe é uma completa transfiguração. A banda simplesmente esquece completamente do estilo que a consagrou e você ainda reclama de Metallica e Iron Maiden ?

Sério, vocês acham que "Enter Sandman" ou "Fear of the Dark" músicas que transgridam tanto o "verdadeiro" Heavy Metal ? Que o bom mesmo é ir a fundo em músicos que lutaram bravamente no mercado fonográfico marginal e nunca ficaram conhecidos por serem fiéis, tanto aos fãs quanto ao gênero ?
Acham mesmo que eles nunca tentaram ? HAHAHAHA!

Se você tiver procurando Heavy Metal, esquece desse disco. Talvez ele agrade mais quem é fã de Dire Straits ou Pink Floyd e olhe lá, eu gosto tanto de Dire Straits e Pink Floyd e simplesmente odiei o disco.
O tempo todo a banda tenta criar uma atmosfera progressiva e fracassa miseravelmente a todo momento, criando únicamente uma atmosfera de tédio.
First Class não tem nada que lembre Heavy Metal. Uma música que começa com sons de diálogos e um teclado criando um ambiente para entrar outros instrumentos que irão acompanhar a linha melódica que seguirá de forma padrão o disco inteiro.
Silencioso, repetitivo, chato. Esse padrão se repete em Cold in the Air, Touching the Ice, Second Stage, Proxima (esse é o nome da música e ao mesmo a minha vontade de passar para outra faixa, genial).
Talvez em The Link part I e II por ter "certa" distorção e um vocal mais agressivo, é o máximo de peso e pegada que você irá encontrar aqui nesse disco. Nas próximas faixas você pode pegar o travesseiro e dormir novamente, foi alarme falso, o disco não vai melhorar.
New Ground é a maior música do disco, com seus 6:22, e talvez a pior por causa disso. Outra música em que o Heavy Metal mandou um abraço, uma bateria repetitiva e um intenso e atmosférico uso de teclado, sem solos, sem variações, sem absolutamente nada. From the Outside tem uma introdução de guitarra bonitinha (é o único momento bom do disco) e segue com violões e teclado (sim, novamente, você vai ouví-lo muito nesse disco, se não gosta e quer conhecer o disco mesmo assim, prepare-se). Wonderland é uma música bem próxima das faixas comerciais da época, animadinha e cheias de sintetizadores, um synth-pop sem tirar nem por.
Hemispheres parece ter saído do disco The Wall ou Final Cut do Pink Floyd, com um leve fundo feito pelo teclado dando ênfase para melodia vocal interpretada.

Resumindo, a banda tentou ganhar um público com um som comercial. Pelo fato deles terem fechado com a minúscula gravadora "Spaced Out Music" (que nem site tem) não muda a realidade.
Alias, é bem comum você encontrar pequenas bandas com uma enorme ênfase comercial exacerbada, para ascender rápido e emplacar algum hit. Não faço uma condenação moral disso, cada um está tentando ganhar o seu, colocar pão na mesa e coisa e tal. Mas não entre nessa religião do "anti-mainstreen" achando que tudo que se faz está livre e desimpedido dessa influência. Alias, melhor, pare de ser bitolado, há coisas comerciais ótimas! E, na minha opinião, British Standard Approved não é dessas.

Abaixo a música "From the Outside", aquela com a intro de guitarra bonitinha:



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