segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Crítica de Head On (Samson, 1980) pelo jornalista Joe Shooman

Abaixo um trechos do livro "Bruce Dickinson" com comentários críticos interessantes do disco Head On, música por música.

Samson - Head on


Hard Times

"Considere-se Hard Times, por exemplo. Em termos musicais trata-se de um hard rock melódico clássico, embora tenha um claro contorno punk - imagine AC/DC misturado com The Skids -, mas, quanto à letra, quando Bruce Bruce canta sobre lutar e beber, ele poderia estar se referindo àqueles velhoes pubs toscos de Sheffield, em sua juventude; ao mesmo tempo, as referências a ficar de pernas para cima e querer dar umas aulinhas a quem quer que a música seja endereçada têm pistas sexuais."

Take it Like a Man

"Take it Like a Man detalha a punição de um jovem errante; outra vez sera tentador interpretá-la como uma música sobre sadomasoquismo (é sempre comicamente tentador, dado o carinho que o baterista Thunderstick nutria por sua máscara de couro)"

Vice Versa

"A fortemente sexual Vice Versa é a mais influenciada pelo som dos anos 70, um trabalho de ritmo mediano e esticado com influências de Purple/Sabbath que vai contra qualquer coisa gravada no período. Paul Samson contribuiu com um solo quase epilético, enquanto Thunderstick e Aylmer soam como se estivessem se divertindo como nunca antes da vida"

Manwatcher

"Manwatcher não é memorável, e sim um rock de ritmo mediano com forte carga sexual"

Too Close to Rock

"Too Close to Rock, com uma letra que faz referência à faculdade, aulas perdidas e à música como carreira, obviamente expressa a autoafirmação da escolhe de Bruce por aquele trabalho e aquele estilo de vida"

Thunderbust

"Thunderbust, parcialmente composta por Thunderstick, que guarda semelhanças com The Ides of March, que apareceria no ano seguinte, no segundo LP do Maiden, Killers. Por isso, recebem os créditos por essa música Samson, Purkis, Aylmer, Bruce e Steve Harris."

Thunderstick

Thunderstick sobre Thunderbust:
"Eu sugeri uma levada de bateria que tivesse aquela rotação constante. Eu tinha as ideias, e Steve as concretizava, pois eu não toco guitarra. Era a mesma coisa com o Samson... Não conseguia pegar uma guitarra e mostrar minha ideia. Eu tinha de sentar lá e começar 'du-du, du-du du... Não... Essa nota está errada" - e faziamos dessa forma. Então foi assim que essa música surgiu. E eu tinha uma levada de bateria e tentava explicar os acordes que se encaixavam na levada, pois tudo gira em torno da bateria. Acho que a tocamos algumas vezes com o Iron Maiden como faixa de abertura. Apenas uma introdução. Era uma coisa descartável. Não era efetivamente uma música."

Como dito a Henrik Johansson do site www.bookofhours.net

Hammerhead

"Hamerhead tem a assinatura de Bruce. A letra trata da elaboração do martelo de Thor, Njollnir, e faz referência à tradição nórdica antiga."

Hunted

"Hunted, calma, ao melhor estilo Saxon, com uma letra bem tola sobre pregar cérebros em árvores"

Take me to Your Leader

"Take me to Your Leader, uma faixa original e bastante punk/psicodélica que fala sobre discos voadores, planos astrais e naves-mãe, mas também versa sobre convocar pessoas à guerra. Ela existe para apresentar um dos mais impressionantes desempenhos vocais do LP. O incrível alcance de Bruce é exposto em plena forma após o refrão, uma carta de apresentação e um verdadeiro marco para qualquer vocalista na época. É uma peça de exibição agitada, tola, de bater cabeça, para todos os membros da banda: primeiro você tem Aylmer balançando o pescoço, depois Thunderstick girando estridentemente toda a bateria, passando para Paul com um solo fluido, sua marca registrada, e por fim Bruce vindo tomar às rédeas, caminhando pelas oitavas de forma magnifíca. É tudo o que o Samson poderia fazer de melhor em quatro minutos de música."

Walking ou ou You

"Walking out on You caminha entre o rock psicodélico de Hawkwind, harmonias de fundo à la Beach Boys, um pouco do épico do Queen e a diabrura do AC/DC. É evidente que esse era um grupo com muito a oferecer."

Joe Shooman
Joe Shooman

Fonte:
Comentários de Joe Shooman - Jornalista especializado em música e reproduzido no livro "Bruce Dickinson - Os altos voos com o Iron Maiden e o voo solo de um dos maiores músicos do Heavy Metal" de Joe Shooman - Jornalista especializado em música

Nenhum comentário:

Postar um comentário